Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

5 dicas de como fotografar paisagens

Com dicas simples, fotografar paisagens será bem mais fácil.
Quando se vai registrar uma foto de um grande campo aberto, uma praia ou uma cadeia de montanhas, o resultado satisfatório salta logo aos olhos. Por que será? Por que o mais amador dos fotógrafos (e seu público) consegue identificar uma boa foto de paisagem?
Simples: porque a natureza é criada com harmonia. Mas como aprender a "linguagem da natureza" em nossas fotos?
Primeiro você precisa conhecer alguns princípios fundamentais quando se fala em composição da imagem, as dicas abaixo valem tanto para uma câmera digital profissional quanto para câmeras digitais automáticas e até mesmo para uma câmera digital infantil Existe uma linguagem fotográfica construída pelo observador, que envolve todo um conjunto de aspectos e facilita a composição da imagem. São eles: equilíbrio, proporção, ritmo, ponto de vista, enquadramento e fundo.
Equilíbrio: aparece quando é possível distribuir harmoniosamente no quadro da imagem elementos semelhantes, como cor, textura, forma e tamanho. Entretanto se faz necessário reservar um espaço visual para que o fotógrafo possa ali determinar seu assunto principal.
Proporção: procura-se nas dimensões dos elementos que compõem da imagem a mesma proporção que há no visor da câmera, entre base e altura.
Ritmo: é o que dá o movimento para a imagem. Ocorre quando alguns elementos se sucedem, repetindo-se, porém, em harmonia, combinando.
Ponto de vista e enquadramento: caracteriza-se pela capacidade que o fotógrafo possui de escolher e distribuir elementos que farão parte da foto.
Fundo: dependendo do que se quer registrar ele pode valorizar ou distrair o observador da foto. Uma dica é a mudança de ângulos. Varie os ângulos. Procure fazer com que o fundo também participe da foto.
Agora que você conhece o básico da composição fotográfica, vamos dar algumas dicas rápidas para você melhorar a qualidade das fotos que produz:
1. A regra dos nove quadros. É uma das práticas mais clássicas para compor belas fotografias. Ao olhar uma imagem você a divide mentalmente em três colunas por três linhas e procura localizar o "tema" de sua foto na intersecção das linhas. Assim:
como tirar foto de paisagem
2. Mire no horizonte e mantenha-o nivelado. A linha do horizonte deve ficar paralela à imagem. Outra dica bacana é subir ou descer esta linha, caso o céu ou o chão tenham elementos mais interessantes.
3. De olho na sombra. O perigo de sua sombra aparecer na foto é maior no início ou no final do dia, quando a imagem projetada é maior. Dica de ouro: direcione sua sombra em locais já sombreados no local!
4. Avalie os detalhes da cena. Alguns elementos isolados podem abrilhantar ou estragar a sua foto. Antes de fazer o clique, dê uma olhada geral para elementos isolados e sua função na cena.
5. Trazendo para frente um elemento. Nem sempre conseguimos focalizar toda a imagem para representar uma paisagem. Quando isso acontece, procure representar aquele momento por partes da paisagem que a representem. Assim você consegue uma composição mais harmônica.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Câmeras Digitais 3D. Como funcionam?
Estes modelos de câmeras já se encontram disponíveis no mercado, mas por falta de informações que instruam os consumidores são raramente procuradas. Afinal, nem todos entendem qual a real necessidade em adquirir um produto que grava em três dimensões.
As câmeras digitais que captam imagens em 3D são diferentes daquela que o público já está acostumado. As imagens são obtidas com diferenças de ângulos, mas ao usarmos os óculos especiais elas parecem pular da tela.
Vamos conhecer um pouco mais a Tecnologia 3D?
Já bastante conhecida nos cinemas, esta tecnologia veio realmente para ficar. Você consegue imaginar uma realidade em três dimensões? Pois na verdade ela não existe. Sua mente cria esta ilusão e isso acontece através de um fenômeno natural que se chama esteroscopia: uma projeção de duas imagens da mesma cena, mas observadas de pontos diferentes. Seu cérebro funde estas duas imagens em uma só e você recebe as informações sobre a profundidade, a distância, tamanhos e posições dos objetos gerando uma ilusão de ótica em 3D.
Mas a captação destas imagens não é feita de qualquer forma. Não esqueça que este efeito extraordinário só acontece pela junção de duas imagens vindas de pontos distintos. Neste caso, durante a captação, as imagens devem ser filmadas ao mesmo tempo. O enquadramento correto é feito por softwares desenvolvidos para este fim. E, em tempo real, eles reduzem as imperfeições da imagem, permitindo uma visão mais realista.
O que acontece é uma simulação da visão do olho humano. Cada lente é posta cerca de seis centímetros uma da outra. Pois esta é a distância média entre os nossos olhos. Desta forma são monitorados o foco, o ângulo, o zoom, abertura e enquadramentos.
A indústria de entretenimento avança em direção à 3D
Grandes empresas como a Sony, Samsung, LG, Panasonic, Fuji estão aprimorando suas tecnologias na fabricação de câmeras digitais de 3D. De olho no mercado, a Fuji saiu na frente lançando o modelo Fine Pix Real 3d W 1, uma câmera que filma e fotografa em três dimensões.
Mas os fabricantes destas câmeras digitais 3D acreditam que, com a boa aceitação das câmeras comuns e um maior conhecimento das câmeras de 3D, os consumidores se interessarão em produzir seus próprios conteúdos. Atualmente, sabemos que uma produção em 3D exige altos investimentos, inviabilizando projetos de usuários comuns. Mas quando estes mesmos usuários começarem a gravar vídeos e compartilhar com a Internet, certamente deixarão de lado as câmeras comuns e migrarão para as câmeras digitais 3D.
Caso você deseje adquirir uma, fique ligado! Para visualizar as imagens, você precisará de uma câmera nova, um monitor ou uma TV com 3D.
Fonte:http://www.magazineluiza.com.br/PortaldaLu/verConteudo.asp?id=6385

Quais as melhores alturas para tirar fotos?



A resposta é curta: em qualquer altura e em qualquer idade! E isso é realmente verdade. Por exemplo, quando somos recém-nascidos. É comum que os hospitais com maternidades tenham um fotógrafo pessoal, ou um fotógrafo no contrato para entrar e fazer fotografias de cada recém-nascido. E todo o mundo gosta de se rever quando ainda era um ser tão pequeno e indefeso.
Porque os bebês estão constantemente mudando e crescendo, eles devem tirar seus retratos, por exemplo, aos 3 meses, aos 6 meses, 9 meses e 12 meses. Em seguida, esses retratos devem ser feitos, várias vezes por ano, até e durante toda a sua adolescência. No mínimo, devem ser feitos retratos de crianças na conclusão do pré-escolar, a conclusão do ensino fundamental, após a conclusão do ensino médio, conclusão da escola secundária, e em seu último ano do ensino médio. Retratos devem ser feitos, para comemorar a graduação da faculdade ou universidade!
Os porta retratos que temos espalhados pela casa, devem ser desses momentos de mudança, momentos únicos que vivemos e sobre os quais temos boas recordações e bons sentimentos. Esses retratos também podem ser feitos na entrada no mundo dos negócios com o primeiro emprego, ou a entrada para o serviço militar. Sempre que há uma mudança na carreira, ou uma promoção dentro de uma carreira, um retrato deve ser feito.
Poucos são aqueles que não tem em sua casa nos seus porta retratos, fotos de casamentos, nascimentos, festas de aniversários, entre outros. Tudo momentos bons, que ao olhar para eles recordamos e revivemos esses bons momentos de felicidade.
Por vezes temos e vemos em muitas casas o retrato de família, o quando no casal, a esposa está grávida de seu filho. Falando em retratos de família, em geral, desde que há crianças na casa um retrato de família deve ser feito a cada 5 anos. E o interessante é depois vermos as mudanças que foram acontecendo ao longo dos anos, porque todo o mundo muda fisicamente, e importante é guardar e ter essas fotos como testemunho de todas as mudanças.
Em suma, qualquer marco na vida é um bom momento para um retrato, e este continua ao longo de toda a vida. Definitivamente a vida continua, após a aposentadoria e pode haver muitas realizações que devem ser comemoradas com uma foto. Então, deixe-me dizer novamente que qualquer idade, e cada idade é a idade certa para tirar um retrato!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Brincando com fotos


Brincando com o passado e transformando o presente! Gostei da idéia, vou fazer uma dessa pra mim!!! 


Antes, "A criança inocente" Agora, "A safada sem vergonha!"

Esse Não mudou muito neh!

Não sei por que mas essa foto me lembra "Fixação" do Kid Abelha

Esse garoto nunca vai ter namorada... num falei!

Mais um exemplo de que pessoas não são como vinho... O tempo as  estraga !

Susan!!! conheco voce! já foi no american idol?

Essa ficou bem legal neh!



Mais uma prova de que " tudo passa... até uva passa!"

Ontem aluna hoje professora!



Aprendendo como nascer e crescer viciada! 




Quem diria que essa gracinha ia virar "Isso!"

Babaca desde cedo!


Eh! a juventude te deixou! sua pistola já não é mais a mesma coisa!!!
 

Potter? 



Quem sou eu

Santa Cruz de Salinas, Minas Gerais, Brazil
Professor de Artes e Fotógrafo Profissional